A importância e benefícios da Fisioterapia Geriátrica

A importância e benefícios da Fisioterapia Geriátrica

A Fisioterapia Geriátrica atua na tentativa de melhorar o processo de envelhecimento durante o declínio das funções fisiológicas, morfológicas e bioquímicas, das quais refletem na capacidade funcional da terceira idade. Por isso a fisioterapia é extremamente importante, pois dispõe de todo conhecimento necessário para melhorar o quadro de saúde do paciente.

O campo da fisioterapia para idosos não se limita a um tipo de atendimento, a profissão demanda muita criatividade, conhecimento e capacitação para diferentes casos.

Uma das situações mais comuns, que acontecem com os idosos, é a fratura de colo de fêmur que leva a cirurgia e deixa o idoso acamado. Com a fisioterapia geriátrica as sessões desenvolvem uma metodologia com foco na reestruturação da coordenação das funções do corpo, o equilíbrio, o fortalecimento muscular, reflexos posturais, flexibilidade, entre outros.

Os resultados conquistados irão variar conforme as particularidades de cada caso. Da mesma forma, o

planejamento das sessões e aplicações será desenvolvido de acordo com a necessidade avaliada pelo fisioterapeuta.

Veja alguns dos principais benefícios da Fisioterapia Geriátrica:

A Fisioterapia Geriátrica como prevenção ajuda em muitas questões a vida do idoso, como a correção de posturas viciosas que dificultariam as tarefas diárias. Este trabalho evita encurtamentos musculares, dores e outras complicações. São feitos exercícios para fortalecimento da musculatura, alongamentos,tratamento para prevenção de artrose, e muito mais;

– Ela melhora estados patológicos já existentes, como artrose, artrite, osteoporose, entre outros.
– Fortalece a musculatura e auxilia na prevenção de danos em caso de queda;
– Recuperação dos reflexos posturais e flexibilidade;
– Ajuda na coordenação motora;

Como podemos perceber, a Fisioterapia Geriátrica contribui na qualidade de vida do idoso, tornando-o mais ativo e oferecendo mais qualidade de vida.

 

Fonte: Terra